24/11/09

Á volta das formas geométricas o que fizemos....e o que vamos fazer


Á volta das formas geométricas o que fizemos....e o que vamos fazer


A expressão é um meio de descoberta de si e dos outros e das interacções e interrelações sociais e se for potenciada para explorar conteúdos matemáticos, geográficos e de outros espaços de intervenção didáctica, revela-se fundamental para as aprendizagens nestes níveis etários. Nesta actividade, concretamente, exploraram-se conteúdos matemáticos, de reconhecimento de formas geométricas básicas e outras noções matemáticas fundamentais para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e de raciocínio científico.


Cantamos a canção das formas

Eu sou o quadrado
bonito demais
tenho quatro lados
todos iguais

Eu sou o rectângulo
cresci mais de um lado
p'ra fazer inveja
ao senhor quadrado

Eu sou o triângulo
tenho três biquinhos
p'ra fazer chapéus
para os palhacinhos

Eu sou o círculo
sou igual à lua
sou o mais bonito
lá da minha rua




A expressão é um meio de descoberta de si e dos outros e das interacções e interrelações sociais e se for potenciada para explorar conteúdos matemáticos, geográficos e de outros espaços de intervenção didáctica, revela-se fundamental para as aprendizagens nestes níveis etários. Nesta actividade, concretamente, exploraram-se conteúdos matemáticos, de reconhecimento de formas geométricas básicas e outras noções matemáticas fundamentais para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas e de raciocínio científico.




Depois fomos descobrir as formas que havia na nossa sala . Vimos formas geométricas em todos os lados: nas portas, nas janelas, nas mesas, nos móveis, nos papéis..

No livro das formas já nosso conhecido vimos ainda mais formas .....

Com gometes fizemos lindas produções

Também contornamos formas dos blocos lógicos e pintamos e inventamos ...





Neste link poderás encontar muitas coisas giras sobre as formas

http://nonio.eses.pt/eusei/jardim.asp?t=0

http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=D


1 comentário:

Maria de Fátima disse...

Que o método é eficaz, não há duvida!
O Rodrigo passou a noite a dizer quantos lados têm as figuras geometricas. Se eu "me enganava", ele logo muito pronto corrigia e dizia logo correctamente.
Está a ser muito bom ver a evolução do Rodrigo, o seu entusiasmo com as aprendizagens diárias, o reporte que nos faz das mesmas.
Obrigada a todos.

Fátima Miradouro