O LIVRO no jardim de infância
O convívio/contacto diário com o Livro,as suas histórias, as poesias, as lengas-lengas são alguns dos meios que o educador têm como recurso e que desenvolve competências nas crianças no Jardim de Infância que se revelam, mais tarde, importantes na capacidade de produzir e perceber textos narrativos, orais ou escritos.
O convívio/contacto diário com o Livro,as suas histórias, as poesias, as lengas-lengas são alguns dos meios que o educador têm como recurso e que desenvolve competências nas crianças no Jardim de Infância que se revelam, mais tarde, importantes na capacidade de produzir e perceber textos narrativos, orais ou escritos.
O contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro. As histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir da imagem, são um meio de abordar o texto narrativo que suscitam o desejo de aprender a ler.
Através dos livros as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética.
Através dos livros as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética.
É através do livro que a criança sonha e exprime os seus sentimentos e emoções. A leitura diverte, comunica fantasias e faz recordar acontecimentos vividos.
Nesta semana e integrando na dinâmica da sala e no projecto da Biblioteca- LER +
vamos lemos em família a história do manual - O macaco de rabo cortado, os músicos de bremen.
Na sala de actividades ouvimos a história do peixinho de cristal.
Aos encarregados de educação foi proposta uma actividade promovida pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento e visam a interacção entre a escola,os pais e os alunos, a promoção da leitura em voz alta e a aquisição de hábitos de Leitura partilhada BE - histórias com Chapéu.. A Mãe do João Pardal e a mãe da Joana são os participantes já confirmados.
Sem comentários:
Enviar um comentário