03/03/10


Semana da leitura
A importância de ler e contar histórias
para as crianças

Contadores de histórias... quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias e, principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.


No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias para nossos filhos.
Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada.


Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.

O reconto e exprimirmos no papel aquilo que pensamos e sentimos também é da maior importância

Podemos fazer de diversas formas.. No Pré-escolar todas as áreas de conteúdo podem ser articuladas de modo a que a criança numa simples tarefa integradora adquira Skills e interiorize conceitos de uma forma transversal proporcinando a aquisição de competências nas diferentes áreas de conteúdo.

Assim tentemos com este tema e a partir de uma leitura da história ..passar pelas diferentes áreas...


linguagem oral e escrita - Expressão e comunicação


Matemática - correspondência e noção de número
Projecto - Iniciação Precoce ao Inglês


Expressões artísticas e motora - pintura..recorte colagem



Construções - construção do maior aquário depois do visionamento do mail da mãe do Ricardo

Conhecimento do mundo

Um dos objectivos principais é necessariamente é a tentativa de compreender e dar sentido ao Mundo; partindo da curiosidade e do desejo de saber das crianças: com finalidade de desenvolvimento das ciências, técnicas, artes, desenvolver formas elaboradas do pensamento, e até mesmo, a abertura a novos horizontes.

utilizamos as Tic para pesquisar a vida marinha

observamos uma espécie uma estrela do mar que a Elsa Pité trouxe
Temos um aquário novidade na sala para poder todos os dias observar os peixinhos e cuidar

A comunicação gestual aumenta a capacidade de atenção, integração, simpatia e compreensão mútua.

aprendemos a dizer

Peixe:
A mão direita está em cima da esquerda, ambas com palma para baixo. Os polegares mexem-se, como barbatanas.



A expressão musical está intimamente relacionada com a educação musical que se desenvolve, na educação pré-escolar, em torno de cinco eixos fundamentais: escutar, cantar, dançar, tocar e criar.

assim aprendemos a canção do VASCO
do peixinho dourado


1 comentário:

Ana (Mãe do Ricardo) disse...

Boa,
Parece que contribuí para a diversão e para a aprendizagem, com o mail enviado :)
Sempre que arranjar mais video interessantes envio.
Beijocas
Ana (Mãe do Ricardo)