17/09/10

Área de Formação Pessoal e Social - rotinas e regras

Sala 3







As competências gerais para a educação Pré - Escolar


deverão constituir um conjunto de princípios para apoiar o
Educador de Infância na sua prática, ou seja, para conduzir e
reflectir sobre o processo educativo a desenvolver com as
crianças.
Assim a sua definição irá permitir a realização de um
trabalho com capacidades avaliativas, concretas e com
pressupostos e finalidades comuns.
Devemos salientar que, sendo as referidas competências
organizadas em tomo das orientações curriculares para a
educação Pré - Escolar, as diferentes áreas de conteúdo deverão
ser consideradas como referências a ter em conta no
planeamento e avaliação de experiências e oportunidades
educativas e não como compartimentos estanques a serem
abordados separadamente.
Assim caberá ao Educador de Infância:
Articular a abordagem das diferentes áreas de conteúdo

neste período de actividades e de acordo com o projecto curricular do grupo da sala 3 vamos incidir as nossas actividades tentar desenvolver a:

Área de Formação Pessoal e Social



capacidade de respeito por si e pelo outro


Organizar / arrumar os seus materiais

Utilizar os espaços e deixá-los em condições de serem utilizados por outros



Utilizar expressões de saudação


Utilizar expressões de agradecimento



Aceitar as diferenças físicas, sexuais, sociais, raciais e étnicas Respeitar as diferenças do outro Reconhecer e aceitar as diferenças do outro



Colaborar em actividades / tarefas com o grupo no seu todo
a organização democrática da vida da sala 3 é feita por grupos em que cada um têm a sua função
fazer a data





marcar o quadro do tempo e calendário

que fazem parte das rotinas diárias e também do planeamento


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