Sala 3
As competências gerais para a educação Pré - Escolar
deverão constituir um conjunto de princípios para apoiar o
Educador de Infância na sua prática, ou seja, para conduzir e
reflectir sobre o processo educativo a desenvolver com as
crianças.
Assim a sua definição irá permitir a realização de um
trabalho com capacidades avaliativas, concretas e com
pressupostos e finalidades comuns.
Devemos salientar que, sendo as referidas competências
organizadas em tomo das orientações curriculares para a
educação Pré - Escolar, as diferentes áreas de conteúdo deverão
ser consideradas como referências a ter em conta no
planeamento e avaliação de experiências e oportunidades
educativas e não como compartimentos estanques a serem
abordados separadamente.
Assim caberá ao Educador de Infância:
Articular a abordagem das diferentes áreas de conteúdo
neste período de actividades e de acordo com o projecto curricular do grupo da sala 3 vamos incidir as nossas actividades tentar desenvolver a:
Área de Formação Pessoal e Social
capacidade de respeito por si e pelo outro
Organizar / arrumar os seus materiais
Utilizar os espaços e deixá-los em condições de serem utilizados por outros
Utilizar expressões de saudação
Utilizar expressões de agradecimento
Aceitar as diferenças físicas, sexuais, sociais, raciais e étnicas Respeitar as diferenças do outro Reconhecer e aceitar as diferenças do outro
Colaborar em actividades / tarefas com o grupo no seu todo
a organização democrática da vida da sala 3 é feita por grupos em que cada um têm a sua função
fazer a data
marcar o quadro do tempo e calendário
que fazem parte das rotinas diárias e também do planeamento
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