13/09/10

O Primeiro dia com os Pais no JI

Primeiro falamos de nós ..... depois
Os Pais ficaram a conhecer os objectivos da Educação Pré-escolar
e o que vamos desenvolver na sala 3


Os objectivos gerais a nível pedagógico são enunciados na Lei Quadro
da Educação Pré- Escolar. Com este grupo irei adaptá-los às idades e
características das crianças. Assim, pretendo:
• Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com
base em experiências de vida democrática numa perspectiva de
educação para a cidadania;
• Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no
respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma
progressiva consciência como membro da sociedade;
• Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso á escola e
para o sucesso da aprendizagem;
• Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas
suas características individuais, incutindo comportamentos que
favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
• Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens
múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização
estética e de compreensão do mundo;
• Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
• Proporcionar à criança ocasiões de bem estar e de segurança,
nomeadamente no âmbito da saúde individual e colectiva;

Tendo como base de trabalho as orientações curriculares para a
Educação Pré- Escolar apenas vou definir objectivos orientadores gerais
deixando os específicos para as planificações mensais.
Assim, e tendo em conta que essas orientações definem três áreas como
as principais áreas de conteúdo, especifico apenas a linha orientadora.
ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Num contexto de vida democrática em que as crianças participam,
contactam e aprendem a respeitar diferentes culturas.
COMPETÊNCIAS
• Educação para os valores;
• Educação multicultural;
• Educação para a cidadania;
• Educação estética;
• Independência;
• Partilha do poder;
• Desenvolvimento da identidade;
• Autonomia;
• Partilha;
• Vivência em grupo;
ACTIVIDADES/ESTRATÉGIAS
• Canções/ poesias/ histórias/ lengalengas;
• Brincadeira livre no
interior/exterior;
• Conversas em pequeno e grande
grupo;
• Jogos;
• Relação entre criança/criança e
criança/adulto;
• Mapa de tarefas;
Visitas de estudo/ Passeios;
ÁREA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Tendo em vista a plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre
e solidário. Compreende três domínios diferentes, são eles:
a) Domínio das expressões (motora, dramática, plástica e
musical);

Depois fomos todos conhecer a escola.......


3 comentários:

Fátima Miradouro disse...

Olá Fátima, Zarita e todos os meninos.

Passei para vos desejar um óptimo ano lectivo, que será memorável, sem dúvida, para todos os que passam por essa sala.
O Rodrigo começou muito bem disposto na sala da Profª. Sandra e penso que irá correr tudo bem (mas ainda pergunta se não pode ir para a sala 3!).
Um beijinho para todos e bom trabalho e, claro, irei continuar a "visitar-vos" aqui no Blog.

Fátima Miradouro (mãe do Rodrigo Silva)

Anónimo disse...

Desejo um óptimo ano lectivo para todas as nossas crianças, para a Educadora Fátima e para a Rosário! Que sejam todos muito felizes!
Mãe da Inês N.

Nuno Chagas disse...

Olá Fatima e Zarita!

Espero que este ano corra tão bem ou melhor que o ano passado. A Íris anda super feliz por ter novos amiguinhos.

Um bom trabalho para todos. Divirtam se!

Beijos

Paula Chagas