21/09/10

o domínio da linguagem oral e o conhecimento do mundo e a história do sapo francisquinho






“A aquisição e a aprendizagem da linguagem oral tem sido até agora uma importãncia fundamental na educação pré-escolar, pensando que a leitura e a escrita só deveriam ter lugar no 1.º ciclo do ensino básico. É actualmente indicutível que também a abordagem à escrita faz parte da educação pré-escolar.

(…) Ao, fazer este domínio, referência à abordagem à escrita pretende-se acentuar a importância de tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar com as diferentes funções do código escrito. Não se trata de uma introdução formal e “clássica” à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita (…)”

” A aquisição de um maior domínio da linguagem oral é um objectivo fundamental da educação pré-escolar, cabendo ao educador criar as condições para que as crianças aprendam. Entre estas, salienta-se a necessidade de:



Criar um clima de comunicação em que a linguagem do educador, ou seja, a maneira como fala e se exprime, constitua um modelo para a interacção e a aprendizagem das crianças. (…)

(Orientações Curriculares para o Pré-escolar, edição de 1997)


É nesta perspectiva que as histórias, as poesias, os textos são meios facilitadores no desenvolvimento da linguagem.

Bem como o recordar e registar em seguida o que a criança pensa sobre a história ou algum tema relacionado com algum elemento ou personagem e mesmo estravazar para outra área de conteúdo neste caso o conhecimento do mundo e já vão ver porquê!!!

Durante esta semana fizemos uma viagem a volta das cores e descobrimos como se faz verde e a partir do verde veio a associação de elementos conhecidos que são verdes....e assim surgiu verde é a relva...verde são as folhas..verde é o sapo...

E hoje ouvimos a história do Sapo Francisquinho escrito pela Clara Pinto Correia onde aprendemos muitas coisas sobre ciência.

Sabiam que o sapo nasce dentro de água e os pais depois vão para a toca???

que em latim sapo se diz bufo bufo?

que em inglês se diz frog?

que as mães do sapo são maiores que os pais?

que as mães dos sapos põem 1000 de cada vez?

aprendemos estas e muitas mais coisas .......


depois veio o momento do registo....e fizemos um texto livre



e recordamos e ensinamos aos novos colegas a canção do sapo



Sem comentários: