22/10/10

Avaliação por Portfólio na Educação Pré-Escolar



O que é um PORTFÓLIO?



É uma colecção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos por uma criança ao longo de um determinado percurso temporal de modo a poder proporcionar uma visão tão alargada e pormenorizada quanto possível do seu desenvolvimento.

As evidências de aprendizagem a incluir podem ser de natureza diversa e devem reflectir as áreas de conteúdo. Convém realçar que um portfólio não é um mero repositório de trabalhos "organizados" num dossier ou numa caixa de arquivo. Esta técnica pode-se traduzir numa avaliação contínua mais autêntica, objectiva e compreensiva, pois permite acompanhar processos e descobrir competências não reveladas nos tradicionais formas de avaliação .

O portfólio é assim considerado como estratégia de avaliação. Esta pressupõe uma concepção da aprendizagem num processo supervisivo, ao nível das crianças do pré-escolar

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O que dizem os investigadores............

perspectiva dos autores:

Portefólios podem satisfazer os mais básicos propósitos de avaliação como determinar o estado e os progressos realizados pelas crianças, informar as estratégias de ensino, providenciar informação para relatar e comunicar a outras pessoas interessadas na educação da criança e identificar crianças que precisem de ajuda especial (McAfee e Leong, 1997).

No âmbito da educação de infância o principal objectivo do portfolio é documentar o crescimento e o desenvolvimento da criança mas existem outros propósitos adicionais como: obter informação para planear o processo de ensino e aprendizagem, para apreciar crescimento e os progressos realizados pela criança, para comunicar com os pais e encarregados de educação, para identificar necessidades educativas especiais, para desenvolver nas crianças procedimentos de autoavaliação do seu próprio trabalho e realizações,..(Bredekamp e Rosengrant, 1993).



Estrutura do portfolio:



• Antes de iniciar o processo de colecção dos materiais e informações, a educadora tem de pensar na estrutura conceptual e na estrutura física do portefólio. Tem de conceber uma organização para as diferentes partes do portefólio, eleger um processo para acumular e reunir as diversas informações (amostras de trabalhos, registos de observação, fotos, etc.) e determinar a sua localização na sala de actividades.


• As evidências e informações a incluir no portfolio devem ser organizadas por categorias,datadas e colocadas em sequência temporal de modo a reflectir sempre o trabalho ou realização mais recente e poderem ser usadas para documentar os progressos da criança.
Independentemente do formato devem ser fortes e com um sistema de rotulagem acessível para serem facilmente utilizados pelas crianças. As crianças podem participar, de diversos modos, na construção e decoração do seu portefólio.


• A estrutura pode obedecer às áreas definidas pelas orientações curriculares e sinalizadas por imagens para serem facilmente identificadas pela criança. Outra opção é fazer-se segundo a definição de áreas abrangentes. Ex:(matemática, linguagem oral e escrita, expressão artística, interacção/relacionamento, cidadania, conhecimento do mundo, …)


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