26/10/10

O Corpo humano-o que planeamos fazer à volta do Senhor Ossos




Desde o nascimento que a criança vai progressivamente descobrindo e conhecendo o seu corpo. Nesta fase, conseguem já nomear um grande número de partes constituintes do corpo, algumas das suas funções, mas de uma forma desorganizada..

Este é o nosso amigo ossos, que nos veio falar do corpo humano. Era um boneco articulado com o qual as crianças adoraram brincar e manipular, aprendendo com ele de uma forma espontânea.


Um dia fomos à biblioteca e passamos pela sala da professora Mila ...E QUANDO QUE NÃO É O NOSSO ESPANTO QUANDO VIMOS UM ESQUELETO , pedimos se podíamos levar, porque estamos a trabalhar o corpo humano esta semana, por isso, um esqueleto vinha mesmo a calhar! quando ele chegou foi o maior sucesso! Todos ficaram super entusiasmados com a possibilidade de vermos o nosso corpo por dentro.

O nome dos ossos, o nome e funções dos órgãos, algumas curiosidades (como o nome e localização do osso maior do nosso corpo) foram actividades que nos ocuparam e vão ocupar nos próximos dias dias e não foi só na nossa sala… um esqueleto assim tão elegante atraiu a atenção das crianças das outras salas que o espreitavam sorrateiramente.

Nas actividades vividas durante esta semana na nossa sala, num primeiro passo a dar nesta abordagem, pretendi sobretudo que o grupo tomasse consciência do seu corpo, como um todo, como uma unidade única e funcional, com capacidades, mas também limitações, procurando identificar as três divisões clássicas do corpo humano: cabeça, tronco e membros, de modo a que aprendam a categorizar as partes, e as principais funções do corpo humano.

Tendo em conta que as experiências se fazem através do contacto com o meio exterior, pretendi também despertar para a tomada de consciência e de atenção das nossas capacidades sensoriais e perceptivas, tentando levar as crianças a explorar cada um dos seus cinco sentidos, no que se refere às possibilidades e capacidades que estes nos oferecem para o conhecimento e entendimento do mundo que nos rodeia.

deste modo pretendemos





  • Representar o seu corpo através do desenho, pintura, etc…
  • Fazer uma tabela das alturas utilizando conteúdos da matemática
  • textos livres expressando as suas opiniões
  • Utilizar as Tic como meio de pesquisa e diversão utilizando jogos on-line e software sobre o corpo humano
  • explorar o livro do Corpo Humano

Neste link existem jogos educativos que podem experimentar

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html

1 comentário:

Anónimo disse...

parabéns Fátima por mais esta iniciativa. bom jogo para beijinhos mãe da Mónica Tina