21/11/10

A Geometria no Jardim de Infância e o Tangram

O papel dos adultos e, em particular, do educador de infância, é crucial no modo como as crianças vão construindo a sua relação com a Matemática, nomeadamente quando prestam atenção à matemática presente nas brincadeiras das crianças e as questionam; as incentivam a resolver problemas e encorajam a sua persistência;lhes proporcionam acesso a livros e histórias com números e padrões; propõem tarefas de natureza investigativa; organizam jogos com regras; combinam experiências formais e informais e utilizam a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…,a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…). É importante que o educador parta do que as crianças já sabem, tenha em conta as suas experiências anteriores e aproveite as oportunidades que ocorrem naturalmente, considerando que a aprendizagem matemática mais significativa resulta das experiências e materiais que lhes interessam e, sobretudo, que as levem a reflectir sobre o que fizeram e porque o fizeram.



Como área da Matemática, para além de permitir representar
e descrever a realidade física, assume também um valor
intrínseco. A Geometria inclui uma estrutura com uma lógica
específica que lhe permite articular a evidência visual com a
exactidão do seu método, dando resposta a inúmeros problemas.
Podemos, também, falar num valor estético, que se traduz
em sensibilidade para contemplar obras de arte, que recorrem
a motivos geométricos, peças de design, arquitectura e elementos
geométricos específicos, como frisos e rosáceas, presentes
em muitos monumentos. Na verdade, este “olhar” sobre
o que nos rodeia é influenciado pelos conhecimentos e pela
sensibilidade geométrica que cada um de nós vai desenvolvendo
ao longo da vida.


"Lurdes Serrazina

Geometria: Textos de Apoio para Educadores de Infância"


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