A imagem pode ser visual, motora, auditiva, táctil, entre outras.
Durante os anos pré-escolares a criança desenvolve de forma acentuada o seu conceito a respeito da imagem corporal. Com um pensamento e uma linguagem mais abrangente, começa a reconhecer que a aparência das pessoas pode ser mais ou menos desejável e as diferenças de cor ou raça. Ela conhece o significado das palavras "bonito" e "feio" e reflecte a opinião que os outros têm a respeito de sua aparência. Aos cinco anos, por exemplo, a criança já compara a sua altura com a dos seus pares e pode dar-se conta de ser alta ou baixa.
O desenho da figura humana expressa as funções adquiridas pela criança durante o seu desenvolvimento, dentro de um senso comum (onde todos os indivíduos passam pelas mesmas fases de desenvolvimento), dentro de uma realidade infinita e finita.
A realidade infinita é tudo o que eu posso idealizar e que não dá para ser expressa numa folha de papel, e a finita é a que pode ser representada até mesmo graficamente.
Quando uma criança desenha, coloca no traçado toda uma ideia, um desejo, uma aprendizagem, e por isso o adulto deve ter uma análise muito cautelosa e observadora para a mensagem gráfica.
Nas perguntas feitas sobre o que a criança desenhou, os elogios são muito importantes, já que para a criança, o seu desenho é claro na representação do seu pensamento. As críticas feitas, podem bloquear toda a criatividade de uma criança, no acto de desenhar.
Make a free slideshow design |
Quando uma criança desenha, coloca no traçado toda uma ideia, um desejo, uma aprendizagem, e por isso o adulto deve ter uma análise muito cautelosa e observadora para a mensagem gráfica.
Nas perguntas feitas sobre o que a criança desenhou, os elogios são muito importantes, já que para a criança, seu desenho é claro na representação de seu pensamento. As críticas feitas, podem bloquear toda a criatividade de uma criança, no acto de desenhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário