Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que, por isso, ao entrar para a educação pré escolar não tenham já algumas ideias sobre a escrita. Ao fazer, neste domínio, referências à abordagem à escrita pretende-se acentuar a importância de tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar com as diferentes funções da escrita.”
(Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar)
(Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar)
Para além do contacto com a escrita a nível visual, considero importante a parte motora deste processo...ou seja a Grafo Motricidade.
Grafo motricidade é o controlo motor, associado à grafia e que implica: - direccionalidade, - tónus muscular, - coordenação visual-motora, - orientação espacial.
Grafo motricidade é o controlo motor, associado à grafia e que implica: - direccionalidade, - tónus muscular, - coordenação visual-motora, - orientação espacial.
É um acto muito complexo que deve iniciar-se desde cedo. Embora existam várias opiniões entre os profissionais da educação, eu considero que na sala dos 5 anos deverão ser feitos alguns exercícios com o objectivo de melhorar e desenvolver o controlo motor das crianças. Contudo, esta não deverá tornar-se numa prática quotidiana... porque no seu contacto diário com a escrita a criança ao desenhar também desenha algumas formas de grafismos.
Neste sentido e ao longo dos projectos são introduzidas algumas propostas de acordo com a temática abordada no momento.
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