27/01/11

O Inverno , a música...a rimas .tarefa integradora - clica aqui e vais aprender ...

Tarefa Integradora sobre o Inverno



depois de aprendermos a canção da chuva ilustramos com desenhos muito bonitos


para reutilizar o papel recortamos gotas e colamos algodão
e vamos decorar a nossa sala


fizemos os grafismos com chuva



fizemos nuvens e rimas com as palavras que simbolizam o inverno:
gota, chuva, trovão, raio, tempo,......... nuvem e aprendemos também estas palavras em inglês




A GOTA É MAROTA

Enquanto nos preparamos para as actividades do prolongamento ,também cantamos e até os ténis serviram de instrumento. O Tomás o nosso informático de serviço foi ao blog para colocar a música de fundo.....

O Rodrigo adora ouvir música



conhecimento do mundo
e finalmente descobrimos porque chove e como podemos fazer a experiência
aqui mesmo na sala ora experimentem lá em casa

Porque chove?

Material

  • taça transparente
  • copo
  • prato de alumínio
  • gelo
  • lanterna

Uma pequena nuvem

Quando chove, de onde vem a água que cai? Das nuvens, claro, só chove quando há nuvens! Mas então o que são as nuvens e como se formam?

Quando está calor e o vento sopra, a água dos lagos e dos mares evapora-se, tal como acontece à água das poças de chuva. A água transforma-se num gás leve que sobe no ar, o vapor de água. A atmosfera está mais fria do que a superfície da Terra. Assim, ao subir o vapor de água vai arrefecendo e formam-se gotas muito pequeninas de água. São estas gotinhas que formam as nuvens. À medida que arrefecem, as gotinhas de água vão ficando cada vez maiores. Se ficarem demasiado grandes caem. Começa a chover!


Vamos fazer uma pequena nuvem dentro de um frasco! Pede a um adulto para deitar água quente dentro de uma taça transparente. Põe dentro um copo de vidro, vazio, com a boca para cima. O copo vai servir de medidor de chuva. Cobre a taça com um prato de alumínio

\begin{figure} \begin{center} \mbox{\epsfig {file=chuva.eps,width=12cm}} \end{center}\end{figure}
e coloca pedaços de gelo em cima do prato. O prato com o gelo representa a atmosfera fria, e a água quente a água dos mares aquecida pelo Sol.


Observa o que acontece. Criaste alguma nuvem? Conseguiste fazer um pouquinho de chuva? O teu medidor de chuva indica que choveu?


Se quiseres ver melhor a nuvem depois de deitares a água quente na taça, fecha as janelas e as luzes de tua sala, e faz incidir a luz de uma lanterna na taça. Consegues ver uma ``pequena nuvem''?


Parte da água quente transformou-se em vapor de água, um gás leve que sobe. Quando o gás chega ao prato com gelo, arrefece e volta a transformar-se em água, em pequeninas gotas de água. As gotas vão aumentando até cairem!

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