"É importante criar oportunidades de “imitação” da escrita através da disponibilização de
materiais como folhas, revistas, jornais, entre outros, nas suas brincadeiras de faz-de-conta. A criação de uma ambiente estimulante ao nível da escrita aliado a uma atitude igualmente estimulante por parte do educador, que valoriza as tentativas das crianças, são factores altamente facilitadores da familiarização com o código escrito (ME/DEB, 1997)."
É essencial proporcionar às crianças o contacto com o texto manuscrito e impresso em diferentes formatos, uma vez que gradualmente elas vão percebendo que se pode escrever o que se diz, que a escrita permite lembrar o que dissemos ou vivemos e que esta envolve um código com regras próprias. Durante as tentativas de escrita, que se vão aproximando cada vez mais do modelo, a criança começa a perceber as normas da codificação escrita e deseja reproduzir algumas palavras.
o livro é um instrumento muito importante no contacto com a escrita. Antes de conseguirem decifrar o texto escrito, as crianças realizam outras formas de leitura que devem ser estimuladas como é, por exemplo, a interpretação de imagens ou gravuras de um livro.
A forma como o educador utiliza a escrita dentro da sala de actividades é o ponto de partida para motivar as crianças a interessarem-se por ela e pela sua utilização. O registo do que as crianças dizem, das actividades que se realizam ou que se pretendem realizar, das regras definidas, entre outras coisas, são formas de contacto e utilização da escrita que possibilitam à criança perceber que diferentes formas de escrita têm diferentes formatos, porque também têm diferentes intenções (ME/DEB, 1997).
Durante o ano lectivo, procurámos, ouvimos e construímos histórias, adivinhas, poesias, lengalengas. Nestas actividades a rima tem tido um papel importante, não só porque as crianças se divertiam imenso a encontrar rimas, mas também pelas aprendizagens resultantes desse processo. Nem sempre é fácil arranjar uma palavra para rimar com o que nós queríamos, mas depois de investigar acabávamos por conseguir. Pouco a pouco, as crianças foram percebendo o mecanismo de construção das rimas e adquirindo maior facilidade em encontrá-las: “Não, isso não rima, tem de acabar da mesma maneira.
No início deste segundo período a sensibilização á escrita têm sido feitas actividades recorrendo a vários suportes:
como os jogos de letras .. distinguir as letras dos números
copiar letras do quadro, reconhecer as letras do abecedário
pintar com carimbos o seu nome e letras que conhecem,
fazer o nome nos trabalhos utilizando o cartão,
fazer a data utilizando algarismos e letras
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