26/05/11

Escrever no Pré-escolar



Afinal o que é escrever?

Escrever textos é Transpor os nossos sentimentos e formas de encarar o mundo. É libertar o espírito e apaixonar-se. É pegar numa folha de papel e numa caneta e colocar tudo aquilo que nos vem à mente, sem a preocupação do sentido.

Escrever é como tocar o céu por breves instantes e poder perceber que se está vivo, poder gritar ao mundo o quanto o amamos. É perceber que nessa mancha branca não se encontram apenas palavras, é o espírito, é a dedicação e o amor de alguém. Diria que escrever é viajar no comboio da nossa imaginação, é poder voar mais além e conhecer novos mundos dentro de si mesmo.

Será que estamos dispostos a conhecer-nos?

Peguemos nas ideias, toquemos no lápis mais próximo e experimentemos por momentos soltar os nossos sentimentos. Como se a nossa mão ganhasse “asas” e o espírito voasse para além dos céus. Sentiremos decerto essa paz única que o som das palavras ao cair podem explicar-nos.

Na idade pré-escolar a criança começa a desenvolver capacidades de escrita. Poderá utilizar um lápis para escrever algumas letras, números ou palavras incluindo o seu primeiro nome.


Assim na sala 3 começamos a aprender a fazer palavras em manuscrito...um desafio que alguns já conseguem fazer,


escrever no quadro verde letras, números e fazer somas


fazer grafismos, escrever números e letras, fazer textos


Sem comentários: