17/05/11

os animais extintos e em extinção - OS DINOSSAUROS

Dinossauros

A palavra DINOSSAURO (do grego deinos = terrível / saurus = réptil ) é um termo usado para designar duas grandes ordens de répteis arcossauros da Era Mesozóica.

Os dinossauros eram criaturas únicas. Tanto que alguns cientistas especializados em cladística os consideram como uma classe à parte, intermediária entre os répteis e aves. Como os répteis possuíam pele escamosa, punham ovos com casca, tinham caudas longas e fortes e dentes homogêneos. Diferentes dos outros sáurios, porém, cujas patas estão posicionadas nas laterais do corpo, suas patas eram posicionadas logo abaixo do tronco, tal como as aves e os mamíferos. Também como as aves e mamíferos seu metabolismo de alguma maneira podia manter-se mais ou menos constante, sem depender da temperatura do meio externo. Acredita-se que os dinossauros evoluíram a partir de répteis arcossauros conhecidos como tecodontes

Através dessas amostras sabemos que os dinossauros em geral tinham a pele recoberta por escamas e, em alguns casos, penas. Essas escamas e penas eram diferentes entre as espécies. Alguns dinos tinham pequenas escamas arredondadas, enquanto outros tinham enormes escamas em forma de placas dérmicas.

No que se refere à textura, já temos uma certa idéia de como era o revestimento externo dos dinos. Mas em nenhum dos fósseis já encontrados existiam indícios de pigmentos preservados. Sem esses pigmentos não podemos ter idéia alguma da real coloração desses animais.

Mas então, como alguns especialistas reconstituem tais criaturas e estas parecem tão reais, se ninguém nunca viu um dinossauro vivo?

Esses especialistas, já que não têm certeza da coloração, precisam usar de imaginação e criatividade. Mas essa imaginação deve ser coerente. Provavelmente não existiram dinossauros cor-de-rosa com pintinhas azuis.






Partindo desse princípio eles começam a buscar pistas que ao menos lhes permita recriar animais cujas cores sejam, mesmo que não exatas, sensatas.

Se observarmos os animais de hoje, percebemos que suas cores estão diretamente relacionadas ao seu estilo de vida. As cores podem ser úteis para camuflagem, mimetismo, atração sexual, status social... E estes mesmos padrões valiam há milhões de anos, quando os dinossauros dominavam a Terra. Ao analisarem os dinossauros, seus hábitos alimentares, o tipo de ambiente onde viviam, seu comportamento social... os especialistas podem inspirar-se para realizar seu trabalho.

Os animais atuais também são muito utilizados como modelo para a reconstituição de um dinossauro.

Sem comentários: