05/01/13

DIA DE REIS

DIA DE REIS

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.
A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta dia as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.
Em alguns países como Espanha e Portugal, as crianças deixam sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim quando acordam.


DIA DE REIS


Dia de Reis
No dia 6 de janeiro comemora-se o Dia de Reis em função dos personagens que segundo alguns relatos bíblicos foram até o local do nascimento de Jesus para homenageá-lo. Na verdade, não existem referências claras a respeito dos Reis Magos na bíblia: não menciona quantos eram, se eram realmente reis e nem de onde vieram, mas os cristãos comemoram a data como uma homenagem ao nascimento de Jesus.
A historia que ficou...
Segundo historiadores, os reis magos tem a função de simbolizar o reconhecimento de Jesus por todos os povos e somente a partir do Século III esses personagens ganharam nomes e locais de origem: Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia. Os nomes dos reis também tem significado importantes em hebreu – Melchior significa “rei da luz”, Gaspar quer dizer “o branco” e Baltazar “senhor dos tesouros”.
Cada um deles levou um presente de significativo de acordo com o ritual da época, assim, ouro era o presente digno de um rei, incenso tinha um sentido religioso e a mirra era o presente próprio para um profeta, pois ela era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade.
Para chegar até onde Jesus nasceu, os reis magos saíram dos locais de origem seguindo uma estrela, a estrela de Belém e, como a distância era grande, só conseguiram chegar alguns dias depois do seu nascimento, por isso a data de 6 de janeiro.

 O que fizemos para o Dia de reis

Na sala 3 começou o novo ano com a atividade do Reis....cantamos a canção dos três Reis e fizemos linda côroas

2 comentários:

Luisa Martins disse...

Umas coroas tão giras e bem recicladas.....há que aproveitar todos os materiais.

Anónimo disse...

Que lindas coroas!Um excelente trabalho, estão todos lindos :)

Genoveva(mae da Beatriz S)