16/05/10

6 dicas que promovem o contacto das crianças com o mundo da escrita

São seis dicas que permitem promover o contacto das crianças pequenas com o mundo da escrita. Os estudos mostram haver uma relação entre competências de leitura e escrita na escola básica e contacto precoce e regular com o mundo da escrita.

Dica #1: As crianças focam a sua atenção na primeira letra da palavra, tentando reconhecer a palavra pela identificação da primeira letra.

Dica #2: As crianças focam a sua atenção na configuração da palavra, tentando reconhecê-la graças ao tamanho e forma.

Dica #3: As crianças tentam obter chaves semânticas a partir de desenhos e situações.

Dica #4: As crianças procuram letras familiares ou combinações de letras no resto da palavra.

Dica #5: As crianças pronunciam a copiam as palavras e têm gosto nisso.

Dica #6: As crianças inventam e usam um sistema fonológico para pronunciarem as palavras.

10/05/10

a volta dos insectos - canção do gafanhoto


Gafanhoto


Possui um par de pernas posteriores muito desenvolvidas e adaptadas ao salto. Também dispõem de antenas que, algumas vezes, são mais compridas que seu corpo. Em geral, sua cor é verde ou marrom. Seu aparelho bucal mastigador tem mandíbulas robustas para comer folhas e talos de plantas. Apesar de ser mais freqüentes em regiões tropicais, também pode ser encontrado no mundo todo.

Costuma viver em pradarias, bosques e terras de cultivo. Os gafanhotos migratórios, muito difundidos na Europa e no oeste americano, são encontrados também na Ásia ocidental e norte da áfrica. Na Europa eles permaneceram solitários até o verão, só então machos e fêmeas se juntam em bandos para o acasalamento, as larvas nascem no fim do inverno e sofrem metamorfoses sendo que nos dois últimos estágios ganham asas e tornam-se adultas no fim do verão. Desta forma, nascem milhares de exemplares que arrasam as plantações de cereais, este tipo de praga diminui na Europa, mas ainda é freqüente na África.


Depois das pesquisas feitas na internet e de aprendermos algumas curiosidades sobre a vida dos gafanhotos ..aprendemos a canção do gafanhoto..aqui está a letra para recordar em família





O GAFANHOTO



EU VI UM GAFANHOTO
AOS SALTINHOS PELO CHÃO
CORRI ATRÁS DELE
PARA O TER NA MINHA MÃO

MAS ELE ERA TÃO GRANDE
DEU UM SALTO E FUGIU
NÃO SEI PARA ONDE FOI
NUNCA MAIS NINGUÉM O VIU

OH, IE, GAFANHOTO
OH, IE, GAFANHOTO
OH, IE, GAFANHOTO
OH, IE, GAFANHOTO

07/05/10

o recreio ...já sabemos saltar a corda....fazer construções com areia e jogar a bola..expressão motora.


Expressão Motora

Diversificar as formas de utilizar e de sentir o seu corpo

- Trepar, correr, baloiçar, deslizar, rodopiar, saltar a pés juntos, num só pé, saltar à corda, saltar obstáculos, dar cambalhotas...)

Controlar voluntariamente os seus movimentos

- iniciar, parar, seguir ritmos, direcções...





história da joaninha vaidosa- clica aqui para ouvir a história






visitando a Biblioteca digital ouvimos a história da joaninha vaidosa o que fizemos:

Recontamos a história, aprendemos palavras novas
aprendemos a lenga- lenga da joaninha
pesquisamos imagens e imprimimos uma joaninha que contornamos e pintamos
sem sair dos limites....

http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=ajoaninhavaidosa