Dica #1: As crianças focam a sua atenção na primeira letra da palavra, tentando reconhecer a palavra pela identificação da primeira letra.
Dica #2: As crianças focam a sua atenção na configuração da palavra, tentando reconhecê-la graças ao tamanho e forma.
Dica #3: As crianças tentam obter chaves semânticas a partir de desenhos e situações.
Dica #4: As crianças procuram letras familiares ou combinações de letras no resto da palavra.
Dica #5: As crianças pronunciam a copiam as palavras e têm gosto nisso.
Dica #6: As crianças inventam e usam um sistema fonológico para pronunciarem as palavras.
As histórias e canções que aprendemos....
Acerca de mim
16/05/10
6 dicas que promovem o contacto das crianças com o mundo da escrita
13/05/10
11/05/10
10/05/10
a volta dos insectos - canção do gafanhoto

Possui um par de pernas posteriores muito desenvolvidas e adaptadas ao salto. Também dispõem de antenas que, algumas vezes, são mais compridas que seu corpo. Em geral, sua cor é verde ou marrom. Seu aparelho bucal mastigador tem mandíbulas robustas para comer folhas e talos de plantas. Apesar de ser mais freqüentes em regiões tropicais, também pode ser encontrado no mundo todo.
Costuma viver em pradarias, bosques e terras de cultivo. Os gafanhotos migratórios, muito difundidos na Europa e no oeste americano, são encontrados também na Ásia ocidental e norte da áfrica. Na Europa eles permaneceram solitários até o verão, só então machos e fêmeas se juntam em bandos para o acasalamento, as larvas nascem no fim do inverno e sofrem metamorfoses sendo que nos dois últimos estágios ganham asas e tornam-se adultas no fim do verão. Desta forma, nascem milhares de exemplares que arrasam as plantações de cereais, este tipo de praga diminui na Europa, mas ainda é freqüente na África.
O GAFANHOTO
EU VI UM GAFANHOTO
AOS SALTINHOS PELO CHÃO
CORRI ATRÁS DELE
PARA O TER NA MINHA MÃO
MAS ELE ERA TÃO GRANDE
DEU UM SALTO E FUGIU
NÃO SEI PARA ONDE FOI
NUNCA MAIS NINGUÉM O VIU
OH, IE, GAFANHOTO
OH, IE, GAFANHOTO
OH, IE, GAFANHOTO
OH, IE, GAFANHOTO
07/05/10
o recreio ...já sabemos saltar a corda....fazer construções com areia e jogar a bola..expressão motora.
Expressão Motora
Diversificar as formas de utilizar e de sentir o seu corpo
- Trepar, correr, baloiçar, deslizar, rodopiar, saltar a pés juntos, num só pé, saltar à corda, saltar obstáculos, dar cambalhotas...)
Controlar voluntariamente os seus movimentos
história da joaninha vaidosa- clica aqui para ouvir a história
Recontamos a história, aprendemos palavras novas
aprendemos a lenga- lenga da joaninha
pesquisamos imagens e imprimimos uma joaninha que contornamos e pintamos
sem sair dos limites....
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=ajoaninhavaidosa