30/01/13

Dia Escolar da Não-Violência e da Paz

Mais do que teoria e prática, a não violência tem que ser uma atitude entre toda a prática de ensino, envolvendo todos os profissionais de educação e estudantes da escola, pais e comunidade em um desafio comum e compartilhado. Assim, a não violência integrada dá ao professor outra visão de seu trabalho pedagógico.
A escola tem que dar lugar ao diálogo e ao compartilhamento, se tornando um centro para a vida cívica na comunidade.
Para se obter um real impacto, a educação sem violência tem que ser um projeto de toda a escola, o qual deve ser planejado, integrado em todos os aspectos do currículo escolar, na pedagogia e nas atividades, envolvendo todos os professores e profissionais da escola, assim como toda a estrutura organizacional da equipe de tomadas de decisões educacionais. 
As práticas de não violência devem ser coerentes e devem estar refletidas nas regras e na utilização das instalações da escola.

Vista pelo ângulo da não violência, a Educação é para:
  • Aprender sobre os nossos direitos, responsabilidades e obrigações.
  • Aprender a viver juntos, respeitando  as nossas diferenças
  • Ajudar as crianças a encontrar soluções não violentas para resolverem seus conflitos, experimentarem conflitos utilizando maneiras construtivas de mediação e estratégias de resolução. 
  • Promover os valores e atitudes de não violência: autonomia, responsabilidade, cooperação, criatividade e solidariedade.

1 comentário:

Luisa Martins disse...

Práticas a desenvolver em casa, também.
Há que incutir nos nossos filhos outras formas de resolver as situações, do seu dia-a-dia, se recorrer à violência.