10/01/10

A Educação Científica...Todos juntos falamos de uma pessoa importante...Cristovão Colombo e o segredo do ovo em pé


Depois de ouvirmos a história do Ovo de Colombo

É uma expressão usada correctamente para exprimir uma coisa fácil de realizar, mas em que não se pensou antes de a ver efectivamente realizada. A expressão deve-se ao facto de Cristóvão Colombo ter provado, para espanto de todos os presentes, que seria possível equilibrar um ovo em pé, valendo-se de uma solução tão simples quanto a de o colocar na posição, esmagando uma das extremidades.




O arrojado navegador teria recorrido a esse artifício para enfrentar a inveja e a maledicência de seus adversários. Estes costumavam alegar que a América seria descoberta mais cedo ou mais tarde, “que era uma questão de tempo e, para isso, bastaria reflectir”. Esse argumento mal escondia a intenção de diminuir o mérito de Cristóvão Colombo.Conta-se que, certo dia, estando Colombo à mesa de um nobre espanhol, interrompeu a discussão, travada em torno da sua descoberta e, pedindo um ovo, disse: “Qual de vós, senhores, será capaz de manter este ovo em pé sobre uma das suas extremidades?” O ovo circulou, de mão em mão, e foi novamente entregue a Cristóvão Colombo, sem que ninguém tivesse resolvido o problema. O navegador genovês, segurando o ovo calmamente, bateu-o sobre a mesa, esmagando uma das pontas, ficando desta forma em equilíbrio. “Não é difícil”, disse um dos convivas, ao que Colombo retorquiu com ironia: “Sem dúvida, basta reflectir.Na nossa sala todos tiveram a oportunidade de experimentar e tentar colocar o ovo em pé...muitas tentivas várias opiniões..e por fim quem descobriu foi a IARA..



Considerando que a educação científica e as actividades experimentais devem começar o mais cedo possível este ano vamos aprender juntos o que a ciência nos pode fazer viver bem e sonhar....

Sem comentários: