30/01/10

à volta dos animais extintos e em vias de extinção- conhecimento do mundo - comunicação e expressõesl


Conhecendo os Dinossauros

Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozóica, conhecida por isso como Era dos Grande Répteis. Esta era durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozóica.
Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insectos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.

A teoria da extinção dos dinossauros

A ideia mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros é a que defende a queda de um asteróide na região do actual México, no período Cretáceo. De acordo com paleontólogos, esse asteróide teria aproximadamente 14 km de diâmetro e no momento do impacto, levantou uma nuvem de poeira que cobriu a Terra por meses, impedindo a penetração de raios solares. Muitos animais e vegetais morreram com a falta de luz solar. Sem alimentação abundante, os dinossauros foram morrendo com a falta de alimentos.

Descendentes dos dinossauros

Os paleontólogos analisaram diversos fósseis de dinossauros e chegaram a algumas conclusões. O velociraptor, por exemplo, evoluiu para algumas espécies de aves que conhecemos hoje. Animais como o dragão de cómodo e diversas espécies de lagartos também são parentes directos de alguns tipos de dinossauros.

Principais espécies de dinossauros
Tiranossauro
Rex Diplodocus
Velociraptor
Pteranodon
Elasmosaurus



Sem comentários: