15/10/12

A Alimentação - somos aquilo que comemos

A Alimentação 
 somos aquilo que comemos



A prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis desde a infância proporcionarão níveis ideais de saúde e favorecerão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais comuns a este estágio de desenvolvimento e evitando a manifestação da obesidade e outros distúrbios alimentares.
A família, a escola e a sociedade têm a responsabilidade de favorecer a adoção de um comportamento saudável por parte das crianças para que estas se tornem capazes de encontrar um equilíbrio alimentar e alcancem uma boa qualidade de vida com repercussões positivas na adolescência e na vida adulta.
A responsabilidade da família é favorecer a adoção de um comportamento alimentar saudável por parte das crianças. Os pais exercem importante papel de modelo para seus filhos auxiliando-os nas práticas alimentares e estabelecendo os alimentos, o local e o momento adequado para seu consumo, mas permitindo que a criança utilize os seus próprios recursos e respeitando sempre a sua saciedade. Para isso, é importante criar opções atrativas e nutritivas para que as crianças componham adequada e equilibradamente sua dieta.
A escola desempenha papel fundamental na formação de hábitos de vida das crianças, sendo também responsável pelo conteúdo educativo global, inclusive do ponto de vista nutricional. A alimentação escolar, tanto na rede pública quanto na rede privada, tem como objetivos: suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, melhorar a capacidade no processo ensino-aprendizagem e formar bons hábitos alimentares.
Conversamos sobre os alimentos bons para a saúde  



observamos o milho que é um cereal muito importante
No dia da alimentação combinamos fazer uma sopa e um nectar de frutas
colocamos no quadro de pregas os ingredientes necessários para fazer amanhã a nossa refeição saudável
falamos que a fruta era importante e nas expressões fizemos papelinhos de papel amarelo
                       para treinar a nossa motricidade fina e colamos em duas bananas

a leninha ajudou o Tomás e conseguiu fazer muito bem


ora vejam como se faz...
 



no caderno levamos um pedido de frutas e legumes aos pais para podermos fazer a nossa refeição

 A professora Teresa apareceu com uma surpresa...
com a fruta também se faz ARTE

Sem comentários: