19/10/12

trabalhos feitos em família

Não aprendemos com qualquer um,
aprendemos daquele a quem outorgamos
confiança e direito de ensinar.’ (Sara Paín)

É no âmbito familiar que o sujeito inicia as suas primeiras aprendizagens. Quando a criança é inserida no seu processo acadêmico, é extremamente importante que família/escola trabalhem em uma mesma direção, para que possam compartilhar interesses em comuns.

Estudos comprovam que o suporte familiar é decisivo para uma trajetória de sucesso na vida escolar de uma criança. As mensagens positivas são fundamentais para que a criança possa aprender. E é importante que elas aconteçam nos dois ambientes, tanto em casa quanto na escola.

Munhoz, diz quando há interação entre os membros da família é possível compreender como se dá a circulação do conhecimento e o acesso à aprendizagem. Mesmo sabendo que cada um tem sua forma própria de aprender é possível construir relacionamentos, envolver-se em situações positivas e consequentemente na construção do caráter e do bem-estar.
Se houver muitas divergências entre família e escola, a criança passará por momentos de conflitos e de incertezas. Mesmo sabendo que são dois contextos muito distintos, é preciso que haja um consenso entre ambos.

Mesmo sabendo que em muitas famílias todos saem para trabalhar, é de fundamental importância manter uma organização, onde todos podem e devem colaborar. Procurar se envolver com as tarefas de casa, estimular o desenvolvimento, as relações, e dar continuidade todo o processo educacional fará toda a diferença num futuro próspero.

é com este intuito que os alunos e famílias da SALA 3  participam e colaboram ativamente nos trabalhos feitos em família.


1 comentário:

Luisa Martins disse...

É sempre importante participarmos nos trabalhos dos nossos filhos....eles até se sentem mais confiantes quando os fazem.
Também acho que todas as tarefas que trazem para casa são uma preparação para os anos seguintes, onde há uma maior responsabilidade.
Depois há a parte mais divertida, em que eles ficam todos felizes em trabalhar assuntos diferentes e novos, com materiais novos.