08/10/12

Dia Nacional dos Castelos

Dia Nacional dos Castelos comemora-se no dia 7 de Outubro. O Dia Nacional dos Castelos foi instituído em 1984 com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações.

Dia Nacional dos Castelos

Os castelos são uma importante parte da história e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade, como era a cultura da época, etc.
Neste dia realizam-se várias atividades pedagógicas e lúdicas, desde animações nos castelos ainda existentes, com comidas, vestuário e quotidiano da época até visitas guiadas nos diversos castelos existentes.

Como celebrar o Dia Nacional dos Castelos

Visita guiada e conferência assinalam Dia Nacional dos Castelos em Palmela

Palmela comemora o Dia Nacional dos Castelos com uma visita guiada ao Castelo de Palmela pela arqueóloga Isabel Cristina Fernandes e uma conferência na Igreja de Santiago pelo Major Carlos Filipe Afonso, do Exército Português, subordinada ao tema «Técnicas e tácticas de assédio e defesa dos castelos em Portugal nos sécs. XII-XIII».
As atividades decorrerão no dia 7 de outubro, domingo, às 17 e às 18 horas, respetivamente, numa organização da Câmara Municipal de Palmela.
Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em Outubro, com o objetivo de promover, em todo o País, ações que visem a reflexão sobre o Património fortificado.
O Castelo de Palmela foi alvo de múltiplas intervenções de arquitetura militar, destacando-se as dos períodos medieval e moderno. Com ocupação islâmica entre os séculos VIII e XII, o Castelo foi sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção, no século XIX." in castelo de palmela"

 o que fizemos na nossa Sala


Falamos do castelo de Palmela, os seus habitantes, costumes 
fizemos um texto livre
desenhamos um castelo utlizando papel aos quadradinhos, fizemos grafismos e foi muito divertido

cantamos a canção do Outono





Sem comentários: