03/10/12

A história da princesa e do sapo e a geometria - ORIGAMI

COMO SURGIU O ORIGAMI

Afirmam alguns estudiosos do Origami que o hábito de dobrar papéis é tão antigo quanto a existência da primeira folha de papel obtida na China, há aproximadamente 1800 anos, pela maceração de cascas de árvores e restos de tecidos.

Uma folha de papel dobrada e desdobrada com pinceladas artísticas de criatividade, mostra as inúmeras possibilidades da arte do origami para o crescimento e desenvolvimento dos talentos e potenciais humanos.
O origami é uma técnica tradicionalmente conhecida, em especial na China e Japão, não se tendo uma idéia exata de qual foi o motivo para se iniciar esta
arte mágica de dobrar os papeis, que foi passadas de geração em geração, chegando até nós.
Ori significa papel e kami significa dobrar, portanto origami é a arte de dobrar papel. Arte vem de artus que significa fazer bem feito, com perfeição e excelência. É um ato de organização estética e de domínio do conhecimento, e cria impacto de excelência e de inovação criativa.
Fazer as coisas com arte significa colocar amor ao que se está fazendo, pois este ato leva a colocar magia naquilo que se faz.
         O campo criativo e as inúmeras possibilidades que se apresentam com as variedades do origami são enormes, pois pode-se fazer maravilhosas e originais figuras, pequenas obras mestras que além de serem atraentes aos olhares, são também úteis para enfeites, para realizar trabalhos em equipes, para avaliar processos.
         O convite para entrar neste mundo mágico do origami é levar cada pessoa que se dedica ao trabalho a se expressar de maneira cada vez com maior exatidão, com concentração e paciência, buscando sempre aprimorar a qualidade e sua criatividade.
         O uso das mãos e dedos é considerado por estudiosos, ser de grande importância para o desenvolvimento das percepções cerebrais, porque estimula e realiza novas conexões entre os neurônios, traçando novos caminhos.
         Aprende-se muito com o tato e a sua coordenação com a visão e os outros sentidos, estimula a estética, a habilidade social, a criatividade, por ser uma atividade rica em possibilidades inovadoras.
A arte do origami contribui para:
- estimular e melhorar a capacidade de concentração
- desenvolver a coordenação motora fina
- melhorar a destreza manual e a paciência
- reduzir o stress
- melhorar a visão espacial
- auxiliar na área de geometria e outras
         Ainda contribui para a melhoria da forma de expressar, possibilitando satisfação pessoal daqueles que praticam o origami, podendo criar diferentes formas com um pedaço de papel, que se traduz como material de fácil acesso e mesmo reciclável, contribuindo para o meio ambiente.
         Algumas pesquisas mostraram que a prática do origami na educação de crianças e de adultos ajuda no desenvolvimento de habilidades:
• comportamental – através de movimentos repetitivos, o aprendiz deve observar e ouvir com atenção as instruções do facilitador, e executá-las com qualidade e carinho, sendo que o sucesso do trabalho depende muito do executor, mostrando a importância do autocontrole no trabalho, desenvolvendo o pensamento intuitivo;
• trabalho em equipe – o ato de dobrar um quadrado ou retângulo de papel, transformando-o em uma figura tridimensional como, por exemplo, o pássaro da felicidade é um exercício importante para movimentar o raciocínio espacial e obter a simetria. Observando o trabalho do outro e ajudar o colega nas dobras é auxiliar na importância do trabalho em equipe.
         A arte do origami é, portanto, uma atividade criativa que transmite curiosidade e alegria e finalmente leva a o executante a ter orgulho e satisfação diante da obra concluída.
         Pode-se construir figuras simples e complexas, e com papeis pintados, coloridos, impressos que na maioria das vezes são inutilizados, pode - se confeccionar animais, flores, objetos diversos com uma variedade de construções e idéias criativas dos origamistas, transformando-se em presente para os olhos, para a mente e sentimentos.
         Fazer navios, leques, aviões de papeis talvez já foi parte da infância de muitas pessoas que hoje buscam no origami uma maneira de reduzir o estresse, de concentrar, de melhorar a memória, de descansar no dia a dia.
         Ao jogar aviões de papeis pela sala, apreciar os trabalhos realizados por si e pelos colegas, trabalha-se com processos e com a integração de grupos ou equipes.
         Origami é considerado um ótimo exercício para a criatividade, para a concentração, para a mente como para as mãos, porque utiliza-se da harmonia dos hemisférios cerebrais de maneira agradável e leve.
Identificar formas, trabalhar a geometria, as cores é também auxiliar na aprendizagem. Com as figuras de animais e outras pode-se construir historias, dramatizações, poemas, ativando a criatividade e a inovação, proporcionando momentos de alegria e bem estar aos praticantes.
 in http://pedagogavanessahonorato.blogspot.pt/2011/02/arte-do-origami-e-sua-importancia-na.html
O nosso origami hoje
com uma folha rectangular fizemos uma cruz vincando as diagonais


dobragem do sapo e da casa
coma ajuda da cola, marcadores e tesoura fizemos uma linda composição





Importante reconhecer que somente com um simples pedaço de papel, dobrado e desdobrado, se pode criar e inovar, formando figuras diferenciadas, tais como transformar o papel em passaro, em borboleta, barco, apenas para mencionar as formas tradicionais, podendo criar uma infinidade de outras formas ou figuras.
A geometria das dobras no plano e espaço, a paciência, o relaxamento, a memorização, a exatidão e a coordenação motora necessárias, contribui para a integração de grupos, para criar histórias, poemas, dramatizações, construções coletivas, analisar a qualidade de processos e outros benefícios.


 EXPERIMENTE FAZER EM FAMÍLIA  E TRAGA PARA A SALA



1 comentário:

Luisa Martins disse...

Trabalho muito divertido.....é sempre uma alegria aqui em casa quando há trabalhos manuais para fazer....
O sapo pula pula.....e depois vêm mais...um cão, um gato....é contagiante.Depois vem a frase: "oh mãe amanhã fazemos mais animais e outras coisas?"
É claro que sim.....divertimo-nos muito.